Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 25 de abril de 2016

24,3% da população adulta brasileira é hipertensa

50% não sabem que têm a doença e apenas 25% aderem ao tratamento

A hipertensão arterial é um problema comum na saúde dos brasileiros. Atualmente, segundo o Ministério da de Saúde, 24,3% da população adulta é acometida pela patologia que consiste na resistência do coração ao bater, sobrecarregando tanto o coração quanto os vasos sanguíneos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 50% dos hipertensos não sabem que têm a doença e apenas 25% aderem ao tratamento.



O cardiologista Henrique Branisso, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, comenta que esse problema de saúde é crônico e os sintomas são raramente identificados. Nos poucos casos em que são detectados, são eles: dor de cabeça, mal-estar e desconforto na região do tórax. “A hipertensão não tem uma causa única e sim multifatorial. Depende da genética, da alimentação rica em sal por anos, envelhecimento, obesidade, sedentarismo e alcoolismo. A doença não surge de uma hora para outra e sim lentamente, ao longo dos anos”, comenta o doutor.

A prevalência da hipertensão é similar em ambos os sexos, mas o especialista afirma que os homens se cuidam menos devido ao estilo de vida, e, por isso, têm maior propensão para o desenvolvimento da doença. “As mulheres são mais preocupadas com a saúde, procuram aferir a pressão e buscam atendimento médico com maior frequência. Os homens são mais relaxados”, explica o médico. “A hipertensão pode atingir até 75% das pessoas com mais de 70 anos”, complementa o médico.

Dr. Henrique diz que atualmente existem muitos medicamentos que ajudam a combater a patologia. “Infelizmente apenas em raros casos a hipertensão tem cura. Atualmente, existem muitos tipos diferentes de medicamentos eficazes no tratamento. Porém, em alguns casos, apenas um remédio pode não ser suficiente para controlar a pressão havendo a necessidade de ingestão dois ou mais comprimidos diferentes. Por isso, é sempre bom ter um acompanhamento médico regular”, finaliza.

DICAS 

O especialista dá algumas dicas de prevenção:

  • Manter o índice de massa corporal abaixo de 25;
  • Evitar comidas gordurosas e ricas em sal (sódio);
  • Beber bastante água;
  • Se for jovem, procurar investigar a doença o mais cedo possível;
  • Não fumar;
  • Fazer atividade física.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Outono E Inverno: Estações Ideais Para Cuidados Com As Pernas

Geralmente é no verão que a preocupação com as varizes aparece. Mas é no inverno que o tratamento é mais indicado. Neste período utilizam-se mais calças compridas e meias calças, e as pernas ficam mais protegidas. Com isso, você pode realizar o tratamento das varizes evitando a exposição ao sol, o que melhora muito o resultado estético final. Há também maior conforto com a utilização das meias elásticas, muitas vezes recomendadas pelo médico durante o tratamento.

Varizes são dilatações das veias. Ocorrem em maior proporção em mulheres devido a questões hormonais e, por isso, podem ser agravadas durante a gravidez.



Quando ocorrem em veias pequenas e superficiais da perna, elas causam manchas que também são conhecidas como “aranhas vasculares”, causando um prejuízo estético significante. Estas são facilmente tratadas no consultório com o uso de diversas técnicas como a escleroterapia (também conhecida como “aplicação”), ou como moderno tratamento do laser transdérmico, entre outros.

Quando acomete veias maiores, as varizes podem se tornar palpáveis e ocasionar grande desconforto como queimação e peso nas pernas. Essas veias são tratadas com cirurgia em ambiente hospitalar. Hoje em dia, essa cirurgia pode ser realizada com a “ajuda” do laser intravenoso, que torna sua recuperação muito mais agradável e rápida, evitando hematomas.

O tratamento de varizes é individualizado e definido pelo médico Angiologista e Cirurgião Vascular. Para que haja um resultado clínico e estético otimizado, a indicação da melhor técnica a ser empregada é definida de acordo com o tipo de varizes, cor de pele, idade, existência ou não de insuficiência venosa e condições clínicas gerais. É também fundamental o estudo da circulação venosa das pernas com o exame de Doppler Colorido para indicar tratamentos mais duradouros.

Ricardo Brizzi - Angiologista e Cirurgião Vascular. Fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no período de 1993 a 1996. Pós graduou-se em cirurgia endovascular em SP, trabalhou no serviço publico no Hospital Salgado Filho e no Hospital da Lagoa – setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Iogurte pode ser um forte aliado na prevenção da hipertensão

Estudo norte-americano afirma que o alimento pode diminuir em até 20% o risco de pressão alta em mulheres.

Uma pesquisa apresentada na Reunião da Sociedade Americana do Coração, em Phoenix (Arizona), no início de março, afirma que os iogurtes podem trazer mais benefícios ao coração do que inicialmente previsto. Essas informações podem auxiliar o controle de hipertensão, problema que afeta 35% da população brasileira acima dos 40 anos, de acordo com o Ministério da Saúde – o que representa cerca de 17 milhões de brasileiros. A prevalência da hipertensão arterial, aumenta com o avançar da idade, tendo ainda a mulher um outro fator agravante principalmente com o início da menopausa. Cerca de 80% das mulheres, eventualmente, desenvolverão a patologia nesta fase.



A cardiologista Patrícia Rueda do Hospital do Coração, em Brasília, comenta que, apesar dos benefícios destes alimentos, uma vida regrada e exercícios aliados à uma alimentação rica em vegetais e frutas, permitem maior bloqueio à hipertensão. “O iogurte e os laticínios não são milagrosos, mesmo tendo nutrientes riquíssimos como magnésio, potássio e cálcio em sua composição. Por isso, não adianta consumi-los sem levar uma vida saudável. É preciso praticar um esporte e fazer uma dieta balanceada. Esse é o grande segredo da prevenção de doenças cardíacas”, disse a especialista.

Nos 12 anos em que este estudo esteve em análise, os pesquisadores observaram 142.740 mulheres com idades entre 25 e 55 anos. As mulheres que consumiam cinco ou mais porções de iogurte por semana apresentaram 20% menos pressão alta em comparação às que ingeriam o alimento apenas uma vez por mês.

Diante de tudo isto e da variedade dos produtos disponíveis no mercado, a médica alerta para os tipos de iogurtes e pede mais atenção. “Tudo em excesso faz mal. Mas, além disso, é bom ter muito cuidado na hora de escolher o iogurte. Verifiquem com atenção as calorias e a quantidade de açúcar dos produtos. Prefiram iogurtes com baixa caloria e sem açúcar”, finaliza a doutora.

Atenção aos sinais de doença renal na infância

Segundo o Dr. Ricardo Marcondes de Mattos, urologista pediátrico do Hospital São Luiz, existe uma gama muito grande de doenças do trato urinário na infância, e é muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais de que alguma coisa pode estar errada. “Nossa maior luta é prevenir a perda da função renal, e o diagnóstico rápido da doença é fundamental para isso”.

Problemas renais podem afetar crianças de diversas maneiras, desde distúrbios tratáveis sem maiores consequências a até condições que ameacem a vida do paciente. Existem muitas doenças que afetam o funcionamento do rim na infância, como estreitamento do canal da uretra, refluxo da urina e tumores. Isso faz com que o rim progressivamente perca a filtração renal, provocando acumulo de toxinas e impurezas no sangue. E se sangue não for filtrado artificialmente, ou por um rim transplantado, isso pode eventualmente levar o paciente a falecer.

Importância do pré-natal
A detecção do problema renal, e seu tratamento, muitas vezes começam logo durante a gestação. “Diversas doenças do sistema renal na infância são causadas por uma má formação congênita. Ou seja, o problema é causado por uma má formação fetal e pode ser detectado, e tratado, ainda na fase embrionária”. Por isso, Mattos explica que é muito importante fazer todas as etapas do pré-natal: “um simples ultrassom pode detectar se o bebê tem alguma anomalia no sistema renal”.



Pais devem ficar atentos aos sinais
Além da má-formação durante a gestação, problemas renais podem surgir durante a infância por diversos fatores, entre eles por herança genética, síndromes, tumores ou traumas, entre outros. “Os pais devem ficar atento aos sinais que permitem perceber que há algo de errado com o sistema renal do seu filho, e procurar imediatamente um médico especialista para avaliação”. O Dr. Ricardo Marcondes de Mattos explica que os sintomas são sutis, e lista alguns dos principais:

Alterações na rotina urinária (urinar fora de hora e ter urgência)
Volume pequeno, ardência e sangue na urina
Dor na região onde fica o rim
Dificuldade para crescer e ganhar peso
Febre

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Dieta balanceada, exercícios leves. E a mulher moderna consegue o peso ideal


A endocrinologista Cristina Blankenburg, do Hospital Santa Luzia de Brasília, revelou ao site Notibras alguns cuidados básicos para mulheres que desejam manter o peso ideal. Entre as dicas estão, uma dieta balanceada com proteínas, carnes magras e pouco açúcar, e a prática de exercícios com consciência. "Sempre digo que se alimentar direito deve ser uma prática que começa desde o nascimento e deve ir aos 99 anos", afirmou. Para ler na integra, acesse o link.