Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 24 de março de 2016

Câimbras podem ser sintomas de má circulação

As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que geralmente duram segundos e estão, na maioria dos casos, associadas a pratica de exercícios físicos intensos, mas podem também indicar problemas circulatórios se elas tornam-se freqüentes. O mal pode afetar pessoas de diversas idades.



A panturilha é a região afetada quando a câimbra é relacionada aos problemas de circulação. Geralmente esta associada a sensação de peso,cansaço e inchaço e muitas vezes há a mudança da coloração da pele. Para as pessoas que já possuem o problema é importante que se faça um acompanhamento médico e se evite a obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão e o diabetes.

A má circulação é causada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando esses sintomas. É comum, especialmente em pessoas com excesso de peso. O excesso de peso, dentre outras alterações, aumenta o trabalho cardíaco e necessita um maior volume sanguíneo. Se o indivíduo já tem um padrão genético de predisposição às varizes ou a problemas circulatórios, isso pode contribuir para o agravamento do quadro clínico.

Em casos de obesidade moderada a grave pode ocorrer limitação da mobilidade e promover o desgaste precoce das articulações, particularmente dos joelhos. Conseqüentemente isso leva ao comprometimento da atividade física e à diminuição do retorno venoso.

Por: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular. Membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos hospitais Badin, Israelita e Norte D’Or.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Inchaço da gravidez

O inchaço durante a gravidez é provocado por mudanças hormonais que ocasionam um aumento na quantidade de líquidos e de sangue no corpo e devido à pressão feita pelo útero nos vãos linfáticos da região pélvica. Esse inchaço pode afetar as mulheres, porque durante a gestação a produção de progesterona é aumentada e não podemos esquecer que algumas mulheres possuem o sistema linfático mais lento, com dificuldades de drenar o líquido que se acumula no corpo.



É importante ressaltar que apesar do inchaço ser comum, durante a gestação, deve-se estar alerta a outros sintomas ligados ao inchaço e que devem ser vistos pelo ginecologista, pois pode indicar complicações. Um dos mais importantes é o aumento da pressão arterial ou perda de proteínas pela urina. Neste caso, os sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia, doença específica da gravidez que provoca parto prematuro e traz riscos para a mãe e o bebê.

Para aliviar os incômodos da retenção de liquido e ajudar na circulação, as mulheres devem fazer uso de meias elásticas que melhoram a circulação, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés. Outro ponto importante é o cuidado com a alimentação, evitando o uso abusivo do sal e de alimentos ricos em sódio. A massagem é uma aliada importante da gestante. Quando aplicada de maneira correta, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço. Porém nada deve ser feito sem orientação médica. Deitar e colocar as pernas pra cima, também é muito indicado no final de um dia, solução antiga, mas prática.

O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Ele acontece principalmente nas pernas e pés, mas há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço como as mãos, rosto e nariz.

Quanto maior o peso, maior a retenção de líquidos. O inchaço é maior a partir do sétimo mês de gravidez, mas pode acontecer antes dependendo da gestante. Se ela tem uma vida mais sedentária, se ganhou muito peso e se faz erradamente uma alimentação rica em sódio as chances de ter inchaço aumentam.

No verão, as temperaturas mais altas propiciam uma maior retenção de líquidos. A gestante deve evitar a exposição exagerada ao calor, beber bastante líquido e assim que possível deitar e colocar as pernas para cima para facilitar o retorno venoso.

Por: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Destaque na imprensa: pesquisa do IDOR perto de solucionar a relação entre o zika e a microcefalia

A divulgação dos resultados avançados do estudo desenvolvido pelo IDOR em parceria com a UFRJ sobre o Zika vírus alcançou destaque merecido na imprensa ontem e hoje, com registros em TVs, rádios, onlines e impressos de alcance nacional.

A cara do zika: A primeira imagem do mundo do vírus zika (em vermelho) atacando neurônios humanos

A partir de células-tronco humanas reprogramadas, os cientistas liderados pelo Dr. Stevens Rehen, neurocientista do IDOR e da UFRJ, geraram em laboratório estruturas organoides similares a um cérebro humano em desenvolvimento. A partir daí, infectaram estas estruturas com o Zika a fim de observar o comportamento do vírus em relação a estas células.

"Os organoides cerebrais representam excelentes modelos para a investigação de distúrbios de neurodesenvolvimento, uma vez que podem mimetizar, in vitro, várias características da formação do cérebro humano, nos ajudando a desvendar os mecanismos de diversas doenças", explica Rehen.

A pesquisa demonstrou que o Zika vírus infecta células neurais causando sua morte e reduzindo o crescimento dos organoides cerebrais em 40%. "Estes resultados podem desvendar algumas das principais características da infecção por Zika no cérebro em desenvolvimento", afirma Patrícia Garcez, professora adjunta da UFRJ e pesquisadora colaboradora do IDOR, especializada em microcefalia e coautora da pesquisa.

Seguem abaixo alguns dos veículos que noticiaram o assunto:

TV Globo (RJ-1ª edição): http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rjtv-1edicao/videos/t/integras/v/rjtv-1-edicao-integra-03-marco-2016/4856927/ / a partir do 37’00”

quinta-feira, 3 de março de 2016

Prática de exercício físico é a chave para uma vida mais saudável

Ortopedista do Hospital Barra D’Or reforça a importância da avaliação médica antes de iniciar qualquer esporte

A prática de exercício físico tem se tornado uma das principais metas do brasileiro. Para fugir do rótulo de sedentário, a população tem investido em uma nova rotina. Até porque, segundo a ciência, realizar algum tipo de atividade física não apenas deixa o corpo mais saudável, como estimula a criatividade e o dinamismo. O ortopedista do Hospital Barra D’Or, Luiz Simbalista reforça os benefícios da prática esportiva tanto para adultos quanto para crianças. “Ela beneficia nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, atuando desde a prevenção de doenças até o melhor desenvolvimento psicomotor e convívio social”, explica Simbalista. Entretanto, é preciso ficar atento a certos cuidados básicos.



Apesar de ser altamente recomendável, a realização de alguma atividade física exige acompanhamento médico. O especialista em traumas do Barra D’Or destaca que uma das primeiras atitudes é fazer uma avaliação adequada para identificar potenciais riscos à saúde de quem deseja iniciar algum esporte. “É importante avaliar a condição física do novo esportista com o objetivo de planejar adequadamente o programa de condicionamento”, diz o ortopedista.

Quando não observado a tempo, é possível que haja o aparecimento – ou agravamento – de algum problema de saúde não identificado antes do início da atividade. Luiz Simbalista afirma que também é possível uma sobrecarga secundária devido a uma avaliação deficiente, ou a um aumento rápido na intensidade dos exercícios.

Seja qual for o objetivo desejado durante a prática de qualquer esporte, é importante manter esses cuidados gerais para que nada atrapalhe o resultado esperado. O ideal é escolher uma atividade que mais proporcione prazer ao esportista. “Só assim ele conseguirá aproveitar todos os seus benefícios por completo”, finaliza o especialista.